quarta-feira, 2 de fevereiro de 2022

A Comunicação e suas nuances

A arte do diálogo é inerente ao processo comunicativo e a troca democrática de ideias, inclusive, nas mídias sociais pode contribuir para uma sinergia capaz de criar tolerância e confiança na sociedade atual, cuja intolerância e descrença ampliam-se de forma significativa. Não basta saber utilizar as redes sociais e as diversas mídias eletrônicas ou digitais, mas é necessário adequar o simbolismo presente no conteúdo ao contexto em que seu interlocutor está inserido.

É importante perceber se há uma integração entre o suporte escolhido e os respectivos benefícios a serem atingidos. Além disso, é bom recordar que nem sempre as mensagens postadas nas redes sociais, contendo sorrisos radiantes expressam de fato o momento real vivido pelo seu emissor.

Nem sempre é suficiente a comunicação digital e prova disto está no questionamento gerado por jovens entre 13 e 15 anos que não se satisfazem quando estão em companhia de amigos da mesma geração e estes ao invés de partilharem o momento presencial estão conversando via whatsapp. “Ei,  amiga, eu estou aqui”, disse uma adolescente para chamar a atenção da melhor amiga que, mesmo estando ao seu lado, a ignorava.

Foto: Google

Quando isto acontece é hora de se perguntar: onde está o diálogo, a troca de informações, a interação, a comunicação? A comunicação é eficaz e ocorre realmente, quando atinge o objetivo proposto, ou seja, constrói um processo dialógico capaz de gerar reflexão e entendimento entre as partes envolvidas.

Regina Maria da Luz Vieira (RegiLuzVieira)

 



Nenhum comentário:

Postar um comentário