sábado, 25 de dezembro de 2021

Silêncio de Natal



Foto da autora

Ruas quase desertas, comércio fechado, igrejas e casas iluminadas com as cores e enfeites de Natal. Um grande silêncio pairou no ar na noite de 25 de dezembro. Tudo parou, mas ao contrário daquele período trágico em que se anunciou uma grande pandemia assolando os continentes, neste ano de 2021, a noite silenciosa trouxe a esperança, reunindo famílias e amigos em pequenos grupos. Uma noite que chegou com o anúncio da Boa Nova trazida por um menino-Deus, o qual veio para alegrar os corações entristecidos, resgatar os fracos e oprimidos, fazendo brilhar a luz de uma Estrela Maior presente entre todos os homens.

O mesmo silêncio da noite se fez presente ao longo do dia de Natal, mas nos corações e mentes daqueles que tinham casa para morar e a solidariedade de tantos abnegados para com os menos favorecidos e desamparados demonstrava que este era um silêncio esperançoso. Afinal, o Deus Todo Poderoso nasceu e fez ecoar em todos os cantos da Terra um canto alegre capaz de aquecer os corações despedaçados pelas perdas causadas por doenças e flagelos naturais provocados por enchentes e desabamentos em diversas partes do Mundo.

A Vida ressurge num ser tão frágil e pequenino, que é ao mesmo tempo 100% humano e 100% divino, capaz de renovar a Esperança trazida ainda que de modo embrionário no interior de cada coração. Este pequeno ser tem em si a capacidade de reconduzir o ser humano à sua essência infinita, desejosa de um Mundo mais justo, equitativo, fraterno e solidário. Um Mundo Novo em que a paz não é apenas a ausência de guerra, mas a convivência saudável, amorosa e grata entre todos que se reconhecem filhos de um mesmo Pai, irmãos entre si ou apenas seres humanos iguais entre si com poder para construir ou destruir conforma as próprias escolhas, pois todos são livres e têm condições para se reinventar. Basta querer!

Deste modo, o silêncio nas ruas quase desertas – onde até mesmo os carros silenciaram – ecoa no interior de cada casa, onde estão famílias e amigos que festejam o Natal, mas sobretudo, entre aqueles que sabem celebrar o nascimento do personagem central: Jesus Menino! É Ele quem carrega em si e distribui nos corações de cada pessoa a certeza de dias melhores não só para quem acredita, mas para todos os homens e mulheres de Boa Vontade em seus vários campos de ação. Só assim é possível dizer e verdadeiramente desejar: Feliz Natal!

Regina Maria da Luz Vieira (RegiLuzVieira)


Um comentário: