sexta-feira, 31 de dezembro de 2021

Fim de ano

 Cresce e se renova a esperança...

Foto Arquivo Google



Este foi um ano difícil” se repetiu em diversos momentos de 2021 que chega aos seus estertores. De fato, foi um tempo insólito com a pandemia de Covid que não deu muita trégua, embora a vacinação no país tenha reduzido a mortandade, ainda que se propague a contaminação. E isto no mundo, em função de uma nova variante: a Ômicron da qual pouco ou quase nada se sabe, além de que é muito contagiosa.

Para completar as catástrofes naturais não deram trégua: terremoto, maremoto, chuvas inclementes deixam atrás de si um rastro de destruição e desolação. Isto para não falar do desemprego, da fome e da extrema pobreza em diversos continentes. Mas o ser humano traz em si o cerne de esperar contra toda esperança e recomeçar das cinzas como a Fênix e acreditando num Recomeço com experiências positivas. Esta resiliência ocorre porque a solidariedade cresce em momentos difíceis como o que todos enfrentamos em maior ou menor grau.

Mas 2021 trouxe também a esperança de mudança de cenário, se houver vontade política e cooperação de todos os cidadãos: afinal contra todos que ainda jogam contra a vacinação avançou, o Sistema Único de Saúde mostrou a que veio e se manteve de pé. São pequenas gotas de confiança e positividade num oceano de intempéries, em que  a Morte se opõe a Vida, mas não a vence.

Recomeçar nos diz o escritor Carlos Drummond de Andrade, dando “uma nova oportunidade a si mesmo. Renovar as esperanças na vida e o mais importante: acreditar em você mesmo”.  Mas não basta apenas acreditar em si; é preciso confiar que Aquele Menino-Deus que nasceu numa manjedoura em Belém continua vivo, ao nosso lado para nos levar à outra margem, quando a tempestade ou o mar revolto tentam nos derrubar.

O Menino-Deus feito Homem está e sempre estará conosco para  atravessarmos em segurança os inúmeros obstáculos que geram um mar de certezas ao longo do percurso. E por isso, é possível aguardar a luminosidade que retorna com o sol, trazendo também a bonança depois da tempestade. Assim, cada ser humano consegue vislumbrar e desejar um Novo Ano com tempos melhores para si e para o outro. Nesta sempre presente esperança é possível desejar: Feliz 2022! 

Regina Maria da Luz Vieira (RegiLuzVieira)


Nenhum comentário:

Postar um comentário