domingo, 24 de maio de 2020

Dia Mundial das Comunicações Sociais

Hoje é um dia especial para os comunicadores, ainda que no momento a narração de histórias dolorosas em função do tema que domina as mídias atualmente: a pandemia mundial que parou todos os países. Após mais de dois meses de notícias sobre o agravamento e a extensão da pandemia, alguns Meios de Comunicação Social começam a apresentar também o número de recuperados da COVID-19 e, em alguns casos, não só a saída do hospital, mas também a história das famílias afetadas.  

foto: RegiluzVieira
Começa a ganhar espaço as ações de solidariedade em nível nacional e mundial aos mais vulneráveis. No entanto, o medo e a angústia gerada pela possibilidade de infecção ainda é grande. Eis porque se faz importante a produção e divulgação de notícias edificantes, de solidariedade, de fraternidade tais como ações que remetem à mudança de hábitos e de mentalidade para o pós-pandemia. Sim, porque como toda doença, esta também alcança seu auge e declina, mesmo que com uma lentidão acima do que se deseja  e cuja infecção é rápida, elevando os números negativamente.
Enfim, é também através do Meios de Comunicação Social que a maior parte da população em todos os países têm conhecimento de notícias e informações sobre a busca de uma vacina contra o vírus da Covid-19, implementação de medidas e tratamentos que contribuem ou poderão contribuir para a cura. Além de implementações de medidas sanitárias não populares, mas que reduzem a aceleração do contágio, por exemplo, o distanciamento social.
Os MCS, por meio de profissionais das várias áreas e setores, buscam cumprir seu papel de informar, de noticiar aquilo que de algum modo afeta a vida da sociedade nas mais diversas áreas, cobrindo da política à economia, passando pela saúde, bem-estar social, medicina, física etc. Há muito em jogo e a questão é: pós-pandemia virão mudanças construtivas e edificantes? Muitos acreditam que sim. É possível, mas só tempo confirmará a tendência futura...Uma coisa é certa: os MCS refletem a sociedade em que estão, algumas vezes  de maneira invertida.

Regina Maria da Luz Vieira (RegiluzVieira)

Nenhum comentário:

Postar um comentário