quinta-feira, 7 de maio de 2020

Pandemias e Endemias

De fato, até o Covid-19 chegar ao país nunca soube de qualquer planejamento para a área de Saúde, visando atuar num caso de pandemia. Embora tenhamos endemias crônicas no país  como  Malária, Dengue, Zika, Chicungunha e Tuberculose, entre outras. 
Mas, de fato o Ministério de Saúde e o ex-ministro mostraram a que vieram, quando o surto começou a se expandir. No entanto, até a a pandemia, o que tornou-se uma constante no país foi a redução de gastos com a Saúde, permitindo inclusive que doenças erradicadas voltassem ao território nacional como o sarampo e outras endemias.
Com a chegada da pandemia do Covid-19 as deficiências, que sempre foram denunciadas nos meios de Comunicação, visíveis em diferentes Estados do país, vieram à tona. Temos um sistema de saúde que não é preventivo, mas potencialmente curativo. 
Além disso, o SUS sempre e eternamente criticado por sua eficácia, na verdade é quem vem sustentando o atendimento ao Covid junto às classes menos favorecidas. Ainda assim há 40 sem tetos vítimas da doença, sendo que 22 são vítimas fatais.
A pandemia no Brasil deixou claro que temos uma medicina e um sistema de saúde voltado quase que exclusivamente para a cura e pouco preventivo, além de um sistema de vigilância sanitária pouco eficiente. 
Um exemplo é que na maior cidade do país, São Paulo, há problemas de esgoto a céu aberto em vários bairros e já foi comprovada a contaminação do esgoto pelo Covid-19.
Mesmo com a divulgação nas diversas mídias nenhuma medida preventiva foi anunciada ou sequer adotada para salvaguardar a população que vive em condições precárias em bairros distantes e periféricos. 
Esta é também a situação no Estado do Rio de Janeiro, onde há um grande contingente da população vivendo em condições de risco no que se refere à contaminação pelo Covid-19, em decorrência do contato como o esgoto a céu aberto. Enquanto isso cresce o número de contaminados e de mortos nas duas cidades. Criar uma rede eficiente de esgoto é também parte da profilaxia para reduzir a contaminação.


Regina Maria da Luz Vieira (RegiluzVieira)

Nenhum comentário:

Postar um comentário