quarta-feira, 9 de maio de 2018

Dia Mundial dos Meios de Comunicação

O Dia Mundial das Comunicações Sociais 2018 será celebrado no próximo domingo, dia 13 de maio, quando se festeja também Nossa Senhora de Fátima, padroeira de Portugal, e  cuja comunicação por meio de suas aparições, chegou de fato aos vários cantos do mundo.
Fonte: https://w2.vatican.va/content/francesco/pt.html
O dia Mundial das Comunicações é uma data móvel, sendo comemorada anualmente no domingo antes da Festa de Pentecostes. Esta data foi instituída no Concílio Vaticano II, pelo decreto Inter Mirífica, sendo a única celebração mundial estabelecida pelo referido Concílio. Tem como objetivo evidenciar o vasto e complexo fenômeno dos meios de Comunicação Social no século XX. Quem primeiro celebrou esta data foi o Papa Paulo VI, em 7 de maio de 1967.

A partir disso, a data é festejada, em muitos países, no domingo que antecede a Festa de Pentecostes (que para os cristãos católicos é a vinda do Espírito Santo de modo manifesto, conforme descrito na Bíblia, no livro dos Atos dos Apóstolos).

Nesta ocasião, o Vaticano publica a mensagem papal escrita e lida pelo Sumo Pontífice, no dia 24 de janeiro, quando se festeja São Francisco de Sales, padroeiro dos jornalistas.

Para este ano a mensagem do Papa Francisco é 'A verdade vos tornará livres" (Jo 8, 32)  e traça um paralelo sobre as fake news (notícias falsas) e o jornalismo de paz. O Papa destaca que trata-se de desinformação e nenhum de nós pode se eximir da responsabilidade de buscar a informação real, embora isto seja difícil, antes de disseminá-la nos Meios de Comunicação Social, e principalmente, via internet.

Em seu discurso o Pontífice destaca que "o antídoto mais radical ao vírus da falsidade é deixar-se purificar pela verdade". Ele afirma que a verdade não é só a relação entre falso e verdadeiro, mas implica em apoio, solidez e confiança, conforme "sugere  a raiz ‘aman (daqui provém o próprio Amen litúrgico). A verdade é aquilo sobre o qual nos podemos apoiar para não cair (...) Sendo assim, o homem descobre sempre mais a verdade, quando a experimenta em si mesmo como fidelidade e fiabilidade de quem o ama".

Deste modo,o Papa Francisco ressalta que a melhor maneira de combater as fake news é desenvolver um Jornalismo em que a paz seja a verdadeira notícia e isto implica em dar voz àqueles que sofrem injustiças em função de hostilidades e conflitos nas várias partes do mundo.

Regina Maria da Luz Vieira (RegiLuzVieira)



Nenhum comentário:

Postar um comentário