terça-feira, 1 de maio de 2018

Comemoração e Desafios do 1º de maio

Dia do Trabalho, Dia do Trabalhador, festa nacional e internacional? Será? E os desafios mundiais e nacionais? Para milhões de desempregados no Brasil e em outros países não há o que festejar, mesmo porque esta data marca, principalmente, um dia de luta por melhores condições de trabalho, iniciado ainda no século XIX, quando sindicalistas e trabalhadores operários lutavam pela redução da jornada de trabalho para 8h diárias. Isto incluiu greves e confrontos entre policiais e trabalhadores, em Chicago, nos Estados Unidos, com morte violenta para as duas partes.

A data foi reforçada a partir do confronto ocorrido em  1º de maio de 1891, data em que no norte da França uma manifestação foi dispersada pela polícia, resultando na morte de dez manifestantes. Esse novo drama serviu para reforçar o significado da data como um dia de luta dos trabalhadores. Meses depois, a Internacional Socialista de Bruxelas proclamou essa data como o dia internacional de reivindicação de melhores condições laborais.
Fonte: Imagens Google

E atualmente, o que se pode dizer sobre o 1º de maio no mundo? Quais os encontros e desencontros? 

Foram obtidas as 8h laborais diárias,mas algumas ou muitas desigualdades ainda permanecem, inclusive no tocante a salários desiguais para funções iguais, exercidas por homens e mulheres. Isto sem falar dos milhões de desempregados,não apenas no Brasil, mas em várias partes da Europa, África e Ásia. Há denúncias de trabalho escravo nos diversos continentes.

No Brasil,o dia 1º de maio, é feriado nacional, assim como em Portugal, Angola e França. Entretanto, ainda há muito o que avençar. Nos Estados Unidos, neste dia não é feriado, embora a jornada diária de trabalho de 8h,tenha sido obtida a partir de 23 de abril de 1919.

Com relação ao Brasil este vive um triste período neste 1º de maio de 2018,incluindo prisões, condenações e denúncias contra seus representantes legais, fazendo com que as centrais sindicais troquem a festa por discursos inflamados anticorrupção,direitos civis e sociais, preocupação com campanhas eleitorais e escolha de futuros candidatos mais coerentes e honestos entre outros aspectos.

Além disto, em suas horas inciais, esta data foi marcada pelo incêndio e desabamento de um prédio no centro da capital paulista, que servia como moradia para parte da carente ou de baixa renda na cidade.

Diante de tantas situações e realidades, lembrando inclusive os refugiados que aqui estão ainda em condições precárias,incluindo a falta de trabalho, fica difícil festejar esta data, apesar dos inúmeros avanços obtidos aos longo de décadas. Quem sabe no próximo ano, a data, que é dedicada pela Igreja Católica a  São José Operário traga notícias mais positivas e alegres.... 

Afinal, o trabalho seja qual for a profissão implica dignidade e valorização do ser humano bem como contribuição para o próprio crescimento pessoal e coletivo.

Regina Maria da Luz Vieira (RegiLuzVieira)
Fonte: https://www.google.com.br/search?tbm=isch&q=imagens+sobre+Dia+do+trabalhador&chips=q:imagens+sobre+dia+do+trabalhador,online_chips:homenagem&sa=X&ved=0ahUKEwiL34vy9eTaAhVKlpAKHa8wCF8Q4lYIJygA&biw=1280&bih=893&dpr=1#imgrc=rX-mF_OXXyGm3M:


3 comentários:

  1. Natalia Maria Furuzava1 de maio de 2018 às 14:29

    Muito bom o texto! Além de um pouco de história sobre o 1° de maio, o texto propõe reflexão sobre a comemoração do dia em contraponto à situação atual do País

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito! Atualizou a história!

    ResponderExcluir
  3. Há sempre que se destacar o tema, pois como você mesmo afirma há muito o que fazer. Toda essa situação pode ainda ser revertida, depende de todos nós juntos lutando por dias melhores. Destaco aqui a criatividade do povo brasileiro que com essa situação precária vem empreendendo e tentando driblar esta crise com seus talentos próprios.

    ResponderExcluir