sexta-feira, 19 de janeiro de 2018

Muito além do protocolo

Já imaginou uma cerimônia de casamento celebrada por ninguém menos do que o representante -mor do catolicismo?Pois é, para muito além do protocolo que, aliás quase nunca é seguido a risca, emocionante e surpreendente são os vocábulos que identificam a atitude do papa Francisco durante a viagem de avião para a cidade de Iquique, no Chile.
Mas isto demonstra o quanto para ele e para os cristãos católicos o matrimônio é de fato um sacramento e não um evento grandioso, solenidade particular ou pomposa. Um sacramento capaz de dar à família  sua dimensão para o futuro de uma sociedade fraterna, mais igualitária e respeitosa.
De acordo com os noivos que também se surpreenderam com a atitude  do pontífice, a explicação dada foi a seguinte: “Este é o Sacramento que faz falta no mundo, o do matrimônio. Eu desejo que isto motive outras pessoas a celebrarem o matrimônio”.
Portanto, mesmo sendo um ato histórico, já que não se tem conhecimento de ato semelhante, demonstra a preocupação real do Papa em preservar e tornar atual aquilo que consta na Bíblia:"o homem não separe o que Deus uniu", conferindo uma graça ainda maior para um sacramento no qual na sociedade atual se destaca pela pompa, pela festa, que apesar de importante não é o centro. Para comprovar isso, a certidão oficial está devidamente assinada pelo Pontífice, pelos noivos e testemunha, porém, em papel comum, sem timbre do Vaticano. E os noivos foram e estão se sentindo abençoados e privilegiados num sacramento que não tinha sido celebrado em função do terremoto e talvez porque a própria profissão dificultasse a definição de uma data.
Regina Maria da Luz Vieira (RegiluzVieira)


Casamento no ar.  Foto de: Alessandra Tarantino I AP Photo





Nenhum comentário:

Postar um comentário