terça-feira, 17 de janeiro de 2017

Persistência e Adversidade para atingir a meta

A persistência para atingir a meta  levou um atleta brasileiro nas Olimpíadas de 1932 a exaustão em todos os aspectos, sobretudo, física. O catarinense Adalberto Cardoso, além de superar inúmeras adversidades, inclusive a inadequação alimentar durante uma longa viagem de navio até Los Angeles, a fim de participar da corrida olímpica daquele período.Sua persistência demonstrou todo o espírito e o significado real que é a base das Olimpíadas.
Sua grande aventura intercontinental levou o franzino atleta  a fazer o longo percurso da corrida, caindo por três vezes na pista, antes de atingir a linha de chegada e quando já não havia mais nenhum corredor. Seu feito foi comentado de forma emocionada pelos jornalistas que "cobriam" o evento. Por sua exaustão e tenacidade recebeu o apelido de "homem de ferro", impulsionado pelo lema "o importante não é competir, é chegar", do Barão Pierre de Coubertein, historiador e pedagogo francês que restabeleceu os Jogos Olímpicos na era Moderna. 
Adalberto Cardoso recebeu a medalha honorífica  do Coliseu de Los Angeles, porém, poucos sabem disso. É uma história esquecida, mas que foi relembrada e contada pela TV Brasil para celebrar a memória de um atleta da Marinha Mercante em 11 de janeiro deste ano no episódio "1932 - A medalha esquecida do atletismo brasileiro".

Regina  Maria da Luz Vieira (RegiluzVieira)



Nenhum comentário:

Postar um comentário