sábado, 8 de outubro de 2016

Paz e Prêmio Nobel

Todos querem a Paz em diversos níveis: pessoal, individual, coletivo, entre povos, nações, grandes e pequenos grupos. No entanto, parece que esta Paz está sempre distante, mas isto porque não se trata de algo estanque e sim de um processo que exige não só a vontade e o desejo de realizá-la, mas implica o esforço para que seja alcançada de sustentada. Por isso, o esforço para a Paz precisa ser constante e tem muitas nuances.
A Paz com Justiça Social e sem paramilitarismo é o que se almeja para a Colômbia, conforme destacou o Papa Francisco. Neste sentido foi dado o primeiro passo quando o presidente colombiano Juan Manuel Santos foi o ganhador do Prêmio Nobel  da Paz 2016 a ser entregue em 10 de dezembro  em Oslo. Ele é o 15º chefe de Estado a receber este prêmio que consiste numa medalha de ouro, diploma e um cheque de oito milhões de coroas suecas ou 950 mil dólares.
A escolha do vencedor deveu-se ao esforço do presidente Santos para um acordo histórico de paz com as Forças Armadas da Colômbia (FARC) junto ao chefe da guerrilha, Rodrigo Londoño; entretanto, um plebiscito no país demonstrou a divisão entre os colombianos a este respeito, mesmo depois de décadas de atentados, sequestros e mortes de inocentes. O que comprova que a Paz sempre tão apregoada é um processo e não algo que se possa estabelecer de um momento para outro.
O atual ganhador do Prêmio Nobel recebeu 228 votos de pessoas físicas e 148 de pessoas jurídicas (organizações) totalizando 376 votos; em 1982 um outro colombiano, o escritor Gabriel García Marquez recebeu o Nobel de Literatura. Agora torçamos para que o prêmio atual seja um estímulo  para tornar a paz uma verdadeira vitória neste país latino americano já tão combalido, sobretudo pelo narcotráfico.

Regina Maria da Luz Vieira (RegiluzVieira)

Um comentário:

  1. Esse conflito tem que ter um fim. As Farcs se auto intitulam exercito do povo se contrapondo ao governo.
    Tem que haver um entendimento nisso. Um movimento de guerrilha não pode jamais trazer paz a nenhuma nação. Vamos torcer pela paz no mundo todo, pois isto não pode ocorrer em nenhum pais. E perigoso demais, só causam mortes e guerras. As autoridades mundiais tem que se conscientizar que autoritarismo e guerrilha não podem trazer beneficio nenhum a ninguem em nenhum lugar, nenhum país. E outra: nenhuma autoridade deve ficar tanto tempo no poder. Isto só causa vaidades e aumento do poder nas mãos de um só. Isso não deve acontecer em nenhum país.

    ResponderExcluir