segunda-feira, 1 de agosto de 2016

Uma nova visão de Cultura no mundo acadêmico

Foto: Mariápolis Ginetta (SP)

“As bases teórico-práticas do paradigma da fraternidade e suas projeções nas ciências sociais, políticas, econômicas e culturais” foi o tema do curso de férias do Instituto Universitário Sophia para América Latina e Caribe (Sophia ALC) realizado de 25 a 30 de julho, na Mariápolis Ginetta (SP, Brasil).
O curso reuniu 60 estudantes do Brasil procedentes das várias regiões do Brasil e 20 vindos do México, Colômbia, Paraguai, Peru, Uruguai, Bolívia, Argentina; além de professores universitários latino-americanos.
Já no início foi apresentado um panorama desafiador de um continente que “sofre a indignidade de una enorme desigualdade”,  “o desafio da integração latino-americana e a superação de suas tensões sociais e políticas”, como disse o professor argentino Osvaldo Barreneche, responsável do Comitê acadêmico do Curso.
Em sua mensagem de vídeo, o professor Dr. Piero Coda, reitor do Instituto Internacional Universitário Sophia (Itália), disse que estas são chagas presentes no corpo não só da América Latina, mas também da humanidade. Ele convidou os jovens estudantes  e todos em geral,  a assumi-las; acrescentou que “são portas a serem atravessadas, para que se possa encontrar caminhos que solucionem fragmentações e conflitos”.
Como parte do curso houve atividades em grupos temáticos e não temáticos, plenárias e momentos diversificados que favoreceram a integração. As aulas eram dividias em dois grandes blocos com quatro horas de duração, sendo as noites livres para convivência mais pessoal.
Regina Maria da Luz Vieira (Regiluzvieira)

Nenhum comentário:

Postar um comentário