quarta-feira, 29 de junho de 2016

Babel ao contrário

Foto do Google
Roupas e idiomas diferentes dando a impressão de uma grande Babel 
para quem olhasse sem observar, de fato, o ambiente e a atmosfera que envolvia aquelas 250 pessoas, de 44 nações, de diferentes continentes. Elas chegavam para um encontro durante quatro dias e quatro noites; entretanto, estes homens e mulheres se entendiam a partir da única língua possível: o amor recíproco. Sim, isto não é utopia e não aconteceu em séculos passados; é algo real, presente neste século XXI tão conturbado por inúmeros atentados, denúncias de corrupção, abusos de todos os gêneros.


Foto da autora

Rostos sorridentes, palavras como desculpa, com licença, por favor ou apenas um olhar  de condescendência eram atitudes sempre presentes mesmo nos mais inusitados momentos. Pairavam no ar uma alegria e uma sincera harmonia, tornando a atmosfera sempre mais agradável durante os quatro dias e as quatro noites de trabalho intenso, incluindo palestras, reuniões de grupo e outros momentos de simples convivência humana.Todos e cada um buscava entender e conversar em pequenos ou grandes grupos, a fim de conhecer a cultura uns dos outros, numa enriquecedora troca de experiência vivida cotidianamente nas mais diversas áreas profissionais e sociais.
A vida resplandecia em todo seu esplendor mesmo em países como o Burundi, o Congo, o Quênia e isto, só para falar do continente africano cuja cultura é rica e variada. Esta riqueza pode ser percebida nas vestimentas próprias e na criatividade de seus usuários ao combinar cores e acessórios de maneira diferente do que é sempre exibido em jornais e revistas europeias e latinas. A musicalidade também
presente entre eles e os latino americanos davam o tom, num clima de festa, levando os europeus a vivenciarem também a própria alegria e cultura. Enfim, a natureza ao redor, incluindo o lago que cerca a região, dava o ar europeu àquela parte da Itália onde se instituiu a Babel ao contrário, ou seja, a Torre de amor e luz que manava dos dias de sol e das noites estreladas e relativamente quentes para o clima local.

Regina Maria da Luz Vieira (Regiluzvieira)



Nenhum comentário:

Postar um comentário