domingo, 8 de maio de 2016

Trabalho e Lazer: aliança possível

É possível ter lazer e trabalho ao mesmo tempo? Há quem diga não! Mas e se o trabalho for numa região praiana? Isto é possível e até viável, já que seu almoço pode ser num restaurante à beira-mar ou no fim do expediente, sendo o escritório na orla marítima passear no calçadão torna-se algo legítimo.
Foto da autora
Deste modo trabalho e lazer se misturam, deixando o trabalho até mais agradável, ainda que seja algo exaustivo, ocupando pelo menos 10h a 12h de seu dia, cotidianamente.

Trabalhar e ter o privilégio de ver a natureza viva, o mar e, todo o trânsito de uma grande cidade, além de shopping centers e edifícios são pequenos detalhes que fazem a diferença num dia estressante. Tem-se a impressão que o dia torna-se mais vivo, o trabalho transforma-se numa atividade que produz bens relacionais, contribuindo para, de fato, gerar qualidade de vida.

Pode ser privilégio de alguns ou, talvez, muitos precisem aprender como unir o útil ao agradável, de forma a não ser escravo do tempo cronológico e tão pouco do serviço remunerado, mas dar a ambos a dimensão que lhes cabem dentro do curto espaço de 24h...Fazer isto é uma arte, capaz de favorecer o lazer e melhorar a qualidade do trabalho realizado.
Claro que exige disciplina, pois há sempre a tendência a ampliar o horário de almoço ou antecipar o fim do expediente, sobretudo, quando se é um profissional liberal. Entretanto, mesmo o ócio criativo precisa ser dosado, a fim de evitar a perda de foco ou o desperdício do tempo que é também precioso, um capital divino e, merece ser muito bem aproveitado.
Estar numa cidade praiana, não sendo período de férias e nem feriado ou fim de semana, requer habilidade para aprender a viver tanto do trabalho como do lazer num mesmo dia; especialmente, quando se permanecerá no local apenas os dias necessários para executar a tarefa imposta tendo em vista resultados futuros.

Regina Maria da Luz Vieira (Regiluzviera)

Nenhum comentário:

Postar um comentário