quarta-feira, 31 de agosto de 2022

Sensibilizar o olhar

Em Benevides, no Pará, a Escola Municipal Fiore – situada ao lado da Floresta Amazônica – surgiu para atender crianças em idade escolar na região. E a fim de concretizar a encíclica do Papa Francisco, Laudato Si, e a proposta do Dare to Care (Ousar Cuidar em tradução livre) iniciou este ano o projeto escolar: Cuidar, a força capaz de transformar. Abrange o cuidar de si, do outro e da natureza. O pontapé inicial foi dado pela professora de Educação Infantil, Rosângela Costa Aragão, que é também coordenadora pedagógica do Projeto Social Acolhida, que atende 120 crianças e adolescentes de 7 a 17 anos.

Impulsionada pelo desejo de contribuir de modo concreto para o apelo do Papa Francisco no cuidado com a Casa Comum, a professora apresentou uma proposta de mudança na decoração do ambiente para acolher os novos e os antigos alunos no retorno as aulas presenciais. Assim, a primeira ideia foi utilizar material presente na natureza para construir mobiles e outros enfeites espalhados nas áreas comuns e nos murais para uma recepção calorosa. A proposta inovadora reduziu o custo e, portanto, o consumo de materiais derivados do petróleo (EVC). Isso gerou um impacto positivo sobre todos os envolvidos.

Foto: RegiLuzVieira

“Acredito que para as crianças aprenderem a cuidar elas precisam amar antes de tudo e para isso sensibilizar o olhar para ver a beleza da natureza, o amor presente na Criação. Pensando nisso, sugeri a escola Fiori que reduzíssemos o uso de alguns materiais, principalmente, os chamados E.V.A., ou seja, o Etileno Acetato de Vinila. Este polímero emborrachado, flexível, com propriedades adesivas e componentes à prova d'água é muito utilizado nas escolas em geral para decorar os ambientes. Sugeri que também tirássemos os balões e os TNT, ou seja, produtos poluentes também em termos visuais”. 

Deste modo, segundo a professora Rosangela, a mudança na decoração contribuiu para sensibilizar o olhar de crianças e adultos para perceber que há outros meios de decoração, os quais implicam inclusive na redução de custos, pois a natureza oferece uma diversificação de materiais que podem ser utilizados gratuitamente: folhas, flores, mas também tronquinhos de árvores, gravetos, pedras, areia, cascalhos. E, deste modo, confeccionou plaquinhas e outros objetos, gerando impacto positivo não só entre o corpo discente, mas também no corpo docente e nos próprios pais. “Assim, trouxemos uma estética diferenciada para dentro da escola; ao mesmo tempo, a presença da natureza tem o objetivo de sensibilizar o olhar e despertar as crianças e os adultos para o respeito com a natureza, o meio ambiente”, finalizou ela.

Regina Maria da Luz Vieira (RegiLuzVieira)


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