segunda-feira, 1 de agosto de 2022

Guerra, paz, luz e esperança

 

Foto: Google

Desastres, calamidades climáticas, ondas de protestos, revoltas, crimes, enfim os mais variados tipos de violência, dor e sofrimento continuam a pipocar nos noticiários, inundando o ar, a mente, os pulmões e fazendo o coração transbordar de amargura e desesperança.  Seja nas grandes metrópoles ou em cidades menores, a todo instante o som de diferentes sirenes (ambulância, bombeiro ou polícia) ressoam perto ou longe, anunciando situações adversas.

Nos países devastados por guerras absurdas os sons mais alto são sempre de bombas explodindo e pessoas gritando em meio ao sangue e a fumaça; crianças perplexas cobertas de pó, sem entenderem o que acontece, sendo carregadas por homens fardados ou civis que tentam deixar o caos para trás. Diante de um quadro tão caótico surgem as perguntas: Onde estão os fatos positivos? A lâmpada que brilha no escuro? E como seria o som da paz?

Mais do que encontrar respostas, torna-se premente encontrar o caminho que gere a transformação de quadros tão caóticos. Há aqueles que querem e se empenham concretamente nesta construção de uma nova realidade seja por meio de iniciativas em nível coletivo quanto individual ou ainda por meio de instituições não governamentais.

Entretanto, os fatos dolorosos, negativos se impõem de modo pungente e podem levar à inércia e a descrença de que mudar é possível. Mas existem os que não jogam a toalha e enfrentam todo tipo de situações adversas para levar a esperança através de organizações que fazem a diferença nos recantos mais inóspitos, transformando morte em vida, sombras em luz. É o caso
, de organizações como Médicos Sem Fronteiras, Acnur e o Projeto Reciclar. Este projeto, desde1995, proporciona aos jovens oportunidades de educação e aprendizagem profissional e que em parceria com outras ONGs, mesmo com toda adversidade atual busca contratar aqueles que buscam o primeiro emprego.

Regina Maria da Luz Vieira (RegiLuzVieira)

Nenhum comentário:

Postar um comentário