quinta-feira, 15 de outubro de 2020

Professor / Professora!

 Profissão sempre e eternamente primordial, mas nem sempre valorizada como deve. Sem o professor torna-se difícil aprender de fato algo, além de assinar o nome e atividades aritméticas básicas. Ser teacher é uma verdadeira vocação, que durante este ano de pandemia tornou-se um desafio a ser superado, em especial, no primeiro trimestre.

Foto: Google

 Assim, professores tornaram-se alunos nos diversos níveis e categorias da Educação formal, a fim de aprender e apreender, de modo urgente e imediato, comunicarem-se com seu público-alvo, os estudantes. De repente um vírus obrigou os teacher e coordenadores pedagógicos a serem especialista digitais ou pelo menos transformarem-se em especialistas digitais, não importando o grau ou disciplina em pauta.

Nos mais longínquos lugares, onde a internet ainda não tem sinal professores e coordenadores abnegados percorreram distâncias  quilométricas com o objetivo de levarem aos seus alunos o conteúdo do período letivo. Pode parecer conto da carochinha, mas não é.

Outros locais desse país continente utilizaram as ondas de rádio, ressuscitando assim um antigo meio de comunicação para transmitir o conteúdo a adultos, jovens e crianças que se viram privados da sala de aula. O rádio – muito utilizado – na época do Projeto Minerva e também no período de Alfabetização de Adultos nas décadas 1970 – entrou em cena, transformando professores em radialistas e alunos em ouvintes ativos.

Como disse num post o escritor Augusto Cury, “professores brilhantes ensinam uma profissão, professores fascinantes ensinam para a vida” e, neste aspecto, professores e coordenadores pedagógicos com ou sem recursos e conhecimento deram o melhor de si, num ano tão logicamente desvirtual como 2020. Tornaram-se virtuais, fazendo-se presenciais junto aos estudantes e assim não perderam a batalha que se estendeu neste período letivo inusitado. Uma coisa é certa: merecem os parabéns e sabem que “nada do que foi será” nos próximos anos para a Educação formal!

Regina Maria da Luz Vieira (RegiluzVieira)   

2 comentários:

  1. Parabéns!! Texto muito bem escrito e conteúdo atual de nossa realidade.

    ResponderExcluir
  2. Muito interessante a forma como foi esplanada a situação dos professores nesse tempo tão original.

    ResponderExcluir