sexta-feira, 27 de outubro de 2017

Na trilha de Gagarin e Armstrong

A jovem estudante gonçalense, Rafaela Bastos, 17 anos, juntamente com sua equipe obteve um feito inusitado:venceu o campeonato promovido pela agência espacial norte-americana em Huntsville, no Estado do Alabama. Além disso, a equipe conquistou dois prêmios na Nasa Human Exploration RoverChallenge, competição que simula uma corrida em um terreno extraterrestre.
Fonte: Jornal Extra - DivulgaçãoSpaceTroopers  
O grupo de adolescentes, cujos integrantes têm entre 15 e 18 anos, reside em duas cidades da Região Metropolitana do Estado do Rio de Janeiro. Os jovens estudantes sentem-se orgulhosos não apenas pelo feito, mas também porque conseguiram colocar suas cidades em relevo na mídia, às margens do noticiário policial. Seguindo os passos dos primeiros astronautas russo,Iuri Gagrin e norte-americano, Neil Armstrong - que foram os primeiros astronautas a irem para o espaço - o grupo  SpaceTroopers (soldados do espaço) como se autodenominam seus integrantes, depois desta aventura na qual encheram de orgulho não só as cidades de origem, mas o próprio país (que vive uma grande crise institucional) já pensa  na próxima etapa: voltar à agência norte-americana em 1918 para concorrer pelo prêmio maior: a corrida na categoria universitária. 
Os estudantes, atualmente mo ensino médio dos Colégios Pedro II, Odete São Paio e Santa Terezinha, vibraram ao receber o prêmio de melhor equipe internacional na categoria ensino médio. Receberam o título Pit Crew, que é dado para aqueles que mais se esforçam para consertar o carro no decorrer da competição, utilizando a criatividade e a menor quantidade de recursos. O grupo se conheceu e se uniu para as olimpíadas internacionais de matemática e na disputa deste ano na Nasa deixa como legado: ser a primeira e única equipe do Brasil a competir na disputa espacial, cuja trilha começou com Gagarin e Armstrong.
Fonte: Google Search

O espírito de competição, unido ao senso de coletividade e c desejo de vencer de forma sadia demonstram que sonhar e acreditar em mudança para o nosso país ainda é possível e vale a pena, pois há uma motivação concreta quando jovens de 15 a 18 anos se orgulham e mostram no exterior que o Brasil tem atletas da ciência no despertar para um pioneirismo honesto e de qualidade.

Regina Maria da Luz Vieira (RegiluzVieira)

Nenhum comentário:

Postar um comentário