domingo, 1 de outubro de 2017

Dia do Idoso

Este é um mês de muitas datas comemorativas ou especiais, iniciando com o 1º de outubro: Dia do Idoso e Dia Internacional da Música.. No tocante ao idoso há algum tempo a Agência Brasil divulgou o estudo do pesquisador  Vicente de Paula Faleiros, da Universidade de Brasília (UNB). Na ocasião ele defendeu a Educação como forma de reduzir a violência e discriminação contra o idoso. 
Mas pouca coisa se alterou neste sentido. Prova disso é que as próprias cidades do país ainda não estão adaptados para as pessoas idosas, embora tenham ocorrido avanços, entre os quais lugares específicos nos transportes públicos, atendimento prioritário em repartições públicas e privadas. 
Isso, porém, é insuficiente quando a discriminação é a maior violência e, às vezes, começa em família. Neste aspecto, 53% dos idosos do país dizem que já sofreram discriminação. É importante tanto mediar quanto prevenir tais ações.
Neste sentido algumas ações estão sendo desenvolvidas, também porque o país está se tornando um país de idoso e dentre as ações uma delas é  a implantação do Estatuto do Idoso que completa 14 anos, que busca garantir os direitos desta população que hoje já ultrapassa 13,7% da população.
Fonte: Imagem do Google
Outra ação visando beneficiar os idosos e a população em geral foio lançamento do Ministério da Saúde do Plano Nacional de Redução de Sódio em Alimentos Processados, com a meta de tirar 28.562 toneladas de sódio dos alimentos processados até 2020. Assim, já foram retiradas das gôndolas dos supermercados mais de sete mil toneladas de alimento; cujo teor de sódio ultrapassa a média estabelecida.
Esta foi uma das maneiras encontradas pra reduzir também o óbito por AVC e infarto do miocárdio. Vacinação e atividade física são outras ações que buscam melhorar a qualidade de vida do idoso. O programa academia em espaços públicos como praças e parques são um estímulo para esta população...Enfim, pequenas ações que apontam para um futuro quase presente num país em que os idosos estão se tornando a maioria.


Regina Maria da Luz Vieira (RegiluzVieira)

Nenhum comentário:

Postar um comentário