domingo, 23 de julho de 2017

Dar: Gratuidade

Doar - "ceder gratuitamente", diz o dicionário. E o que isto significa? Significa muito mais do que doar algo apenas material ou tangível.. Implica em gratuidade, inteiramente. E alguns grupos e pessoas estão fazendo isso em diversas partes do mundo.Por exemplo, a ação"#CadaUmDaOquePode. de acordo com o portal Só Notícia Boa (http://www.sonoticiaboa.com.br/2017/07/12/doam-abracos-reiki-e-cafune-pra-ajudar-carentes-assista/) realizou um primeiro evento em Brasília, visando despertar a solidariedade nas pessoas. Assim, trata-se de um dia para dar e receber sorrisos, abraços, reiki, cafuné, chocolate quente…Enfim, algo tangível ou intangível, mas capaz de transformar o momento presente de alguém conhecido ou desconhecido.
Portanto, doar vai além de dar dinheiro, alimentos ou roupas (o que também é necessário) a fim de que se colabore na construção de um mundo mais solidário, fraterno, um mundo unido em diversos aspectos. Muitas vezes, doar tempo e atenção são bem mais importante; hj tem-se medo de parar na rua  quando alguém tenta nos abordar tamanho receio da violência que graça pelo mundo a fora, mas às vezes, quando se é parado isto pode gerar uma grata surpresa: a pessoa quer apenas uma informação ou uma ajuda para atravessar a avenida movimentada e cheia de obstáculos, dificultando a livre circulação.


Praia de Icaraí em Niterói Foto a autora
Quando se é capaz de superar o medo e dar uma parada em meio a correria do dia a dia e, assim auxiliar alguém apenas com sim e posterior orientação, isto deixa uma sensação transbordante de bem-estar que é capaz de transformar todo o dia. Ou seja, são beneficiados ajudante e ajudado, sem que isto implicasse doar dinheiro ou outro bem material.
Assim, “O propósito da ação Abraço, Reiki ou Cafuné é fazer uma corrente do bem na qual “cada um dá o que pode”, explicaram os organizadores do evento à Reportagem do Portal  Só Notícia Boa. (http://www.sonoticiaboa.com.br/2017/07/12/doam-abracos-reiki-e-cafune-pra-ajudar-carentes-assista/).
Deste modo, é possível observar que doar tempo, talento e boas ações faz parte da gratuidade, do doar a si mesmo em prol de todos que estão ao redor. Para isso, basta sensibilidade e atenção.

Regina Maria da Luz Vieira (RegiluzVieira)



Nenhum comentário:

Postar um comentário