segunda-feira, 3 de julho de 2017

Concurso e Cordialidade num domingo gélido

Um domingo gélido, cinza e muito convidativo para permanecer debaixo das cobertas na cidade de São Paulo. Entretanto, isto não foi o que aconteceu no dia 2 de julho para milhares de concurseiros  inscritos na Prova de Escrevente para o Tribunal de Justiça de São Paulo - 1ª Região e Campinas - o famoso TJ/SP. O concurso bateu recorde de inscritos: mais de dois mil candidatos, quase 200 pessoas por vaga, num país com 14 milhões de desempregados.
Muitos lá estavam em busca de um sonho: estabilidade  no emprego; outros buscavam a possibilidade de um salário que lhes permitirá acabar com dívidas geradas pelo desemprego ou pelo atraso no pagamento de seus proventos mensais. Seja qual for o motivo ninguém reclamava e, apesar de pairar certa tensão no ar, havia também uma cordialidade entre todos. Cordialidade demonstrada em pequenos e concretos gesto como ajudar o vendedor de canetas e lápis a recolher toda a mercadoria que havia caído de sua pequena banca em frente a um dos locais de prova.
cordialidade ao buscar água para quem estava um pouco mais tenso ou mesmo com mal estar. 
A mesma cordialidade em auxiliar o proprietário do carro cuja radiador explodiu e assustou os que estavam ao redor. Enfim, conversas entre desconhecidos que ali estavam para disputar a mesma vaga, mas que naquele momento se desejavam boa sorte e construíam laços, ao invés de estarem individualmente em seus celulares ou com suas anotações.
Após a abertura dos portões, numa das muitas unidades em Santo Amaro, a entrada foi tranquila e ao chegar nas respectivas sala, embora a tensão crescesse, a conversa entre desconhecidos também existia, buscando ao menos saber o nome do vizinho de aventura e o que poderiam ter em comum. Enfim, o domingo frio, cinzento externamente se tornou um domingo mais humano e acolhedor entre aqueles milhares de seres humanos que durante cinco horas se debruçaram sobre as 100 questões preparadas pela VUNESP para os concorrentes ao cargo de escrevente do TJ/SP. Na saída se viam rostos canados e aliviados por mais uma etapa cumprida, aguardando a divulgação do resultado em breve!

Regina Maria da Luz Vieira (RegiluzVieira)

Nenhum comentário:

Postar um comentário