segunda-feira, 12 de outubro de 2015

Dor, esperança e fé se unem

Hoje é um dia especial para o povo brasileiro, que festeja a sua padroeira com fé, esperança, amor e alegria. No entanto, como a própria situação do país, este é também um momento de oração de luto, pois diversos fiéis se acidentaram agora pela manhã na cidade de Duque de Caxias, quando estavam a caminho da celebração em homenagem a N. Sra. Aparecida.

A ponte de madeira,.ligando a estrada com a igreja N. Sra. do Pilar desabou. Trata-se de uma ponte de madeira construída como meio de acesso em função de obras que interditaram a principal via da região.

Este é um fato que contribui para reforçar o momento crítico em que se encontra o país: dor, tristeza e vergonha por tanta corrupção, gerando insegurança, insatisfação e muita descrença no tocante à classe política, as nossas lideranças e nossos governantes. 

Mas também, é um momento de demonstração da esperança, fé e confiança de que tudo pode ser mudado, transformado pela ação pessoal, coletiva e, sobretudo, vontade política. Essa transformação precisa e deve ser vita  por meio de ações sociais não de clientelismo, mas que de fato ações capazes de criar uma sustentabilidade futura num patamar de seriedade, respeito pelo coletivo, por aquilo que é de todos.

Penso que este dia de Nossa senhora da Conceição Aparecida, não é apenas um momento de romaria, de devoção popular, mas de reflexão por parte de cada brasileiro e, de modo especial, da classe governante, sobre as mudanças necessárias, possíveis e capazes de evitar que fatos como este que ocorreu em Duque de Caxias não volte a se repetir. No fim, quem sempre sofre é a população mais carente, os bairros que mais necessitam de infraestrutura e de pessoas competentes capazes de estrem a frente de cargos públicos em todos os níveis.

Portanto, rezemos sim, peçamos sim, que N.. Sra. Aparecida seja àquela que interceda para que todos, cristãos ou não, tenham consciência e se responsabilizem de fato por suas ações. E, de modo especial, para que todos aqueles que têm cargo público e político-partidário visem de fato o bem comum, a coletividade e não apenas para o período de vigência de seus mandatos, mas trabalhem e contribuam a fim de que tanto as gerações presentes como as futuras acreditem que vale a pena construir  algo novo com base na ética, na fé e no amor fraterno, considerando todos como filhos de um mesmo Pai e uma mesma Mãe que acolhe todos sob seu manto, esperando que os homens sejam de fato sinceros, honestos e crentes num mundo melhor para todos.

Regina Maria da Luz Vieira (RegiluzVieira)

Nenhum comentário:

Postar um comentário