quarta-feira, 15 de julho de 2015

A luz que surge no fim do túnel

Buscar notícias boas num mar de informações e atualizações negativas ou que ressaltam o lado mais negativo dentro da sociedade parece uma utopia. Entretanto, existem boas notícias e, quando temos conhecimento sobre elas, acreditamos que é possível construir e colaborar para um mundo melhor. Um exemplo: grandes empresas começam a se preocupar não apenas com o próprio lucro e o crescimento econômico. Já entenderam que qualidade de vida não é apenas elevar a renda de populações que enfrentam situações caóticas.

Estas populações também querem ter suas necessidades básicas atendidas e isto inclui saneamento básico, atendimento médico, nutrição e educação. Diante disso, duas grandes marcas nas áreas de bebidas (não alcoólicas) e cosméticos se uniram para pesquisar e desenvolver ações que atendam aos moradores de zonas rurais na região da Amazônia, por exemplo.

As empresas fizeram uma pesquisa e estas apontaram que a falta de rede esgoto e não a desnutrição é a causa do alto índice de mortalidade infantil naquela região; assim como a falta de professores locais é um dos obstáculos centrais à continuidade da educação formal. Dentre as ações já realizadas estão ajuda a ONG Memorial Chico Mendes para solicitar verba ao Ministério do Desenvolvimento Social para construção de rede esgoto e fornecimento de água potável na chamada região do médio Juruá, atendendo 2 mil 800 famílias daquela localidade (http://exame.abril.com.br/revista-exame/edicoes/1092/noticias/so-o-dinheiro-nao-basta-para-obter-progresso-social).

Neste período, em que tanto se fala em recessão, falta de oportunidades, inflação e juros altos, pelo menos 20 cidades brasileiras estão na contra-mão e ofereceram oportunidades para a população brasileira. Dentre estas cidades estão Franca, no interior de SP, Santa Cruz do Sul (RS), Blumenau (SC), Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP). Pelo menos no primeiro trimestre de 2015 estes municípios abriram vagas em diferentes setores, demonstrando assim que, mesmo entre sombras de negatividades, há luzes brilhando no fim do túnel.

Regina da Luz Vieira (Regiluzvieira)


Nenhum comentário:

Postar um comentário