domingo, 8 de março de 2015

Uma escola Surreal

Imaginem uma escola onde as paredes não são grafitadas ou cheia de riscos, onde alunos não gritam e nem correm pelos corredores, pois dispõem de uma imensa área verde ao redor para gastarem o excesso de energia.
 
Já imaginaram? Pois ainda há mais. Pensem numa escola cercada por um bosque com animais silvestres, uma nascente  e sem poluição sonora, pois não precisa de sinal para indicar mudança de horário, nem mesmo entrada ou saída dos estudantes.
 
Isso é apenas sonho? Não esta escola existe. É real, ou melhor, surreal. Trata-se do centro educacional Aurora, na cidade de Vargem Grande Paulista, há uma hora da capital.
 
Chega-se lá através de uma estrada sinuosa, asfaltada e cercada por muito verde. Tem-se a impressão de estar num outro país ou em outro mundo. Logo que se entra no pátio interno onde estão outros carros verifica-se que é uma área ampla e se pode respirar ar puro.
 
 
Ao percorrer as diversas áreas internas percebe-se  que a iluminação natural abrange a maior parte; os corredores são amplos. As salas de aula não têm mais do que 25 alunos nas etapas diversificadas desde a pré-escola ao Ensino Médio, distribuídos em dois turnos (os menores estudam a tarde).
 
Na sala dos professores, em geral, estes estão com ar tranquilo, sem reclamar da própria jornada ou das dificuldades com os alunos. Também os funcionários trabalham de modo tranquilo; suas fisionomias estão serenas. Isto não significa a inexistência de problemas pessoais ou dificuldades profissionais, mas indica um clima de respeito, tolerância e partilha na convivência diária em que todos se esforçam para ir além do relacionamento estritamente oficial conforme exige o trabalho.
 
Sente-se no ar que aquele estabelecimento de ensino não é apenas um mero depositário de alunos e professores, mas todos formaram uma grande comunidade, na qual a diretora  e seus funcionários e professores têm sempre ás portas abertas uns para com os outros. Este clima se reflete até mesmo nos banheiros femininos e masculinos onde não se vê papel no chão, ou espelhos quebrados, paredes destruídas. Pelo contrário o ambiente limpo, branco e muito organizado também ali se faz presente.
 
Enfim, uma escola no século XXI capaz de transmitir valores profundos até mesmo nas suas paredes. É de fato uma experiência real, inusitada e quase surreal, mas capaz de nos fazer acreditar que existe de fato um novo amanhã e não é preciso ter medo, pois o futuro poderá ser melhor do que se supõe. 
 
Regina da Luz Vieira (Regiluzvieira)
 
 

Um comentário: