quinta-feira, 17 de abril de 2014

Moda – algo variado, não previsível


Nascida no nordeste brasileiro, Ivânia Vieira fez curso de modelista em Florença, Itália, a fim de aprimorar seu dom natural para a área de moda. Para ela, a moda é algo variado, às vezes não previsível, pois depende da pessoa, seu jeito de ser, que está presente em sua maneira de vestir. Por isso, também, é possível afirmar que a moda é feita de imagem seja ela positiva ou negativa, especialmente, no que se refere ao vestuário.

Assim, os especialistas em moda ditam a tendência para cada época, fazendo com que a moda seja uma maneira das pessoas se relacionarem entre si e inclusive identificarem geograficamente a procedência ou a origem. Assim, vestir jeans, em especial, a calça jeans, torna-se uso comum. Trata-se de uma peça de vestuário muito prática, com durabilidade prolongada maior etc.; seu uso, porém, é ditado pela moda presente nos diversos tipos e modelos; do mesmo modo usar outro tipo de indumentária está diretamente relacionada com a moda, tornando-a coletiva e industrializada.

Enquanto a passarela dá a imagem, a originalidade dos estilos que se revelam na criação dos estilistas, os meios de comunicação, por sua vez, transformam a moda ou a tendência de determinado estilo, em uso coletivo, contribuindo significativamente para uma massificação ou uma cópia com variações daquilo que está em alta, por exemplo, nos Estados Unidos.

A tendência para a moda parte de quem estuda o assunto, ou seja, os especialistas no ramo. Isso é feito com base nas cores, tecidos e estações climáticas, além de inserir aspectos de tendências anteriores, por exemplo, aquilo que foi moda nos anos 60 (século XX), mas com toques de modernidade. Demonstra assim que a moda é parte da história desde os tempos mais remotos; porém, se renova continuamente, buscando sempre algo diferente, uma imagem nova.

Um exemplo de cultura regional dentro da moda: as rendas do Nordeste e, talvez por isso, não sejam tão valorizadas no tocante a parcerias comerciais. No entanto, como trabalho, como beleza original são muito valorizadas e podem ser definidas como instrumento de comunicação, já que ao atrair a atenção do receptor é um sinal positivo de comunicação. A moda também pode ser instrumento negativo de comunicação já que pode gerar mal-estar nos receptores.Para Ivânia, a moda em geral está relacionada com o gosto corrente, enquanto o estilo é pessoal e se relaciona à personalidade de cada um. Desse modo, é o estilo quem torna a moda mais rica, mais variada, gerando modificações de cores, tecidos e acessórios.
 
 



 
Regina Maria da Luz Vieira (Regiluz)
 

 

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