Nascida no nordeste
brasileiro, Ivânia Vieira fez curso de modelista em Florença, Itália, a fim de
aprimorar seu dom natural para a área de moda. Para ela, a moda é algo variado,
às vezes não previsível, pois depende da pessoa, seu jeito de ser, que está
presente em sua maneira de vestir. Por isso, também, é possível afirmar que a
moda é feita de imagem seja ela positiva ou negativa, especialmente, no que se
refere ao vestuário.
Assim, os
especialistas em moda ditam a tendência para cada época, fazendo com que a moda
seja uma maneira das pessoas se relacionarem entre si e inclusive identificarem
geograficamente a procedência ou a origem. Assim, vestir jeans, em especial, a
calça jeans, torna-se uso comum. Trata-se de uma peça de vestuário muito
prática, com durabilidade prolongada maior etc.; seu uso, porém, é ditado pela
moda presente nos diversos tipos e modelos; do mesmo modo usar outro tipo de
indumentária está diretamente relacionada com a moda, tornando-a coletiva e industrializada.
Enquanto a
passarela dá a imagem, a originalidade dos estilos que se revelam na criação
dos estilistas, os meios de comunicação, por sua vez, transformam a moda ou a
tendência de determinado estilo, em uso coletivo, contribuindo significativamente
para uma massificação ou uma cópia com variações daquilo que está em alta, por
exemplo, nos Estados Unidos.
A tendência para a
moda parte de quem estuda o assunto, ou seja, os especialistas no ramo. Isso é
feito com base nas cores, tecidos e estações climáticas, além de inserir
aspectos de tendências anteriores, por exemplo, aquilo que foi moda nos anos 60
(século XX), mas com toques de modernidade. Demonstra assim que a moda é parte
da história desde os tempos mais remotos; porém, se renova continuamente,
buscando sempre algo diferente, uma imagem nova.
Um exemplo de
cultura regional dentro da moda: as rendas do Nordeste e, talvez por isso, não
sejam tão valorizadas no tocante a parcerias comerciais. No entanto, como
trabalho, como beleza original são muito valorizadas e podem ser definidas como
instrumento de comunicação, já que ao atrair a atenção do receptor é um sinal
positivo de comunicação. A moda também pode ser instrumento negativo de
comunicação já que pode gerar mal-estar nos receptores.Para Ivânia, a moda
em geral está relacionada com o gosto corrente, enquanto o estilo é pessoal e
se relaciona à personalidade de cada um. Desse modo, é o estilo quem torna a
moda mais rica, mais variada, gerando modificações de cores, tecidos e
acessórios.
Regina Maria da Luz Vieira (Regiluz)
Nenhum comentário:
Postar um comentário