quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Utopias Possíveis

Criar um mundo novo, com uma economia nova, com valores e crenças novas que considerem não só os bens tangíveis, mas sobretudo os intangíveis, e que neste século XXI já contribuem para mover a sociedade atual. Isso é possível? Há muitos que creem e estudiosos visualizando esse futuro possível. Portanto,são ideais de muitos, não apenas visualização de alguns, que começam a tentar concretizar esse mundo novo, essa sociedade nova.
Imaginem tais ideias em discussão no mundo acadêmico? E isso já acontece, inclusive em nível de Pós-Graduação strictu sensu. Pude presenciar essa discussão numa das mais bem conceituadas instituição acadêmica de São Paulo capital; foram três horas de aula-palestra  com gráficos e inúmeras informações demonstrando como ideias e propostas de um futuro novo, que inclui o uso das novas tecnologias e interligação entre todos também nas atividades cotidianas se disseminam mundo afora.
Grupos ousados de jovens, adultos e profissionais, em diversos contextos, começam a aplicar essas ideiais no dia a dia, gerando competências que transformam, por exemplo, uma economia em crise.
No entanto, também nessa aula-palestra ficou claro que é preciso mudar o olhar, utilizar uma visão 4D para perceber e visualizar não a carência, mas sim a potencialidade presente em meio às inúmeras situações, também, nas adversas.
É bom lembrar algumas coisas ditas nessa aula: o tempo é um recurso não renovável, porém, os projetos a serem pensados precisam ser multidimensional, visando uma sustentabilidade em 4D porque dessa maneira se pode reconhecer excedentes; é preciso pensar juntos, pois constantemente se aprende quando se está junto e somos diversos. O fazer em geral precisa ser colaborativo, só assim é possível acreditar e construir um mundo novo, uma sociedade nova, com uma economia nova.
Enfim, esse exercício de futorologia já pôde transparecer na Rio+20 porque  há aqueles que não só acreditam, mas que se dispõem a fazer e, aos poucos, transformam ideias em processos e estes em ações práticas.

Regina Maria da Luz Vieira (Regiluzvieira) 










Um comentário:

  1. Muitíssimo interessante sua matéria. Um assunto que realmente deve interessar em todos os campos de atuação. A visualização de uma situação sob diversos ângulos, o olhar em 4D, visando soluções para os problemas atuais.
    parabéns!
    Bjs,
    Elisabeth A. Pinto

    ResponderExcluir