sábado, 7 de abril de 2012

Dia Nacional do Jornalista

Hoje é o Dia Nacional do Jornalista, em comemoração a fundação da Associação Brasileira de Imprensa (ABI) no dia 7 de abril de 1908 por Gustavo Lacerda. É uma data para ser lembrada não apenas por sua importância histórica, mas também pela luta que nós jornalistas temos travado, em especial, nos últimos anos em função da nova regulamentação profissional.
Além disso, surgem alguns questionamentos: Como nos tornarmos profissionais melhores? Como exercer com ética, dignidade e respeito essa profissão que tem uma função pública e social?
Acredito ser necessário vermos a atividade profissional com outros olhos, sobretudo se somos de fato comunicadores e desejamos um mundo melhor.
Imagino que o pensamento citado em seguida possa traduzir uma nova maneira para a prática jornalística:
"Somente aprendendo a viver o amor recíproco nos relacionamentos pessoais o comunicador pode, em seguida, pensar em realizá-lo nos relacionamentos públicos, na sua produção midiática". (Michelle Zanucci – jornalista italiano)
Com base neste pensamento é possível ter esperança na união da categoria, não para tornar-se uma classe mais forte e sim para de fato realizarmos um serviço de utilidade pública e social, contribuindo para que se criem não só estruturas novas na sociedade, mas homens e mulheres novos, capazes de ter sempre um olhar além do humano, a fim de criar de fato uma coletividade mais justa e fraterna.
A afirmação do Zanzucci é p/mim um programa de vida  e que não é uma utopia, quando vejo jovens jornalistas se preocupando em discutir e defender temas que sequer sonharíamos em fazê-lo em outros períodos, tb em função da realidade ditatorial em que vivíamos e, ainda vivemos (porém, hj muito mais financeiramente ou economicamente).

Regina Maria da Luz Vieira (Regiluz)


Nenhum comentário:

Postar um comentário