terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Tempo de Esperança


Eis que chega um novo tempo: de esperança, de alegria e confiança num futuro melhor, ou pelo menos, em um novo período mais promissor, menos violento e menos egoísta.
Aproxima-se o Natal e com ele cresce a Esperança na gratuidade da vida, do amor e da paz. As pessoas se tornam um pouco menos egocêntricas e conseguem olhar para os lados.
Assim, pelo menos uma vez ao ano elas enxergam os que sofrem e, sobretudo, aqueles que pouco ou nada têm, porém, muitas vezes são aqueles que mais nos ensinam a solidariedade, o amor fraterno sem esperar algo em troca.
Esta semana estava no ônibus, em uma região mais afastada da cidade, e vi pela janella um gesto que não só me comoveu, mas atraiu-me: um "mendigo" dividia com outro o pedaço de pão que havia pego próximo à entrada de um estabelecimento comercial, o segundo, por sua vez, repartiu seu pedaço com outras três crianças famintas.
Entendi porque Jesu disse: "Felizes os pobres porque o Reino de Deus vos pertence"(cf Lc): esses seres humanos são desapegados e  são capazes de enxergar o outro que vive nas mesmas condições, são capazes de dividir até mesmo o que não possuem.
O gesto desses mendigos ajudou-me a renovar o sentimento de fé na vida humana e recordar que o Natal mais do que gestos externos de alegria deve começar no coração de cada um, no meu por primeiro, e como criança evangélica estar atenta à necessidade do irmão que passa ao meu lado.
É com este sentimento que desejo a todos e a cada um em particular um Feliz e Santo Natal capaz de renovar o interior de cada um de nós.

Regina Maria da Luz Vieira (Regiluz)

Nenhum comentário:

Postar um comentário