segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Um panorama de esperança e confiança

Estamos nos primeiros dias de 2011, que começou com a posse dos novos governantes em nível federal e estadual. O que podemos esperar? No mínimo que ao longo dos próximos anos se execute, pelo menos, a tão falada reforma tributária. Afinal, entra governo, sai governo todos acenam para essa necessidade, a fim de que haja maior igualdade e equidade sócia, porém, a vontade política para realizá-la vai esmaecendo ao passar do tempo e, quando terminam os mandados, a reforma tributária fica para o próximo governo.
Sabemos que sem o empenho do Congresso Nacional nada se concretiza, a não ser que se governe por decretos e medidas provisórias. A julgar pelo discurso da nova presidente do Brasil esses não são instrumentos que ela tanto aprecie, já que exaltou a liberdade democrática como ponto central no cerne da vida política. Então, esperemos que haja de fato desejo verossímil na realização da famigerada reforma cantada em verso e prosa, mas apenas como ideia.
Dois fatos atraíram minha atenção logo após a posse da nova presidente: a escolha de Aloísio Mercadante para o Ministério da Ciência e Tecnologia e de Ana Hollanda para o Ministério da Cultura. São dois pesos e que muito poderão contribuir para que o país cresça tanto interna como externamente no que se relaciona com o universo da pesquisa e da cultura, dando um novo impulso e fomento para essas áreas que sinalizam o grau de desenvolvimento conquistado em termos humano e científico. Aguardemos com paciência e confiança o desenrolar dos acontecimentos nos próximos meses.
Regina da Luz Vieira (Regiluz)

Nenhum comentário:

Postar um comentário