quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Momentos especiais num sábado comum

Telefonar ou não? Retomar um contato que já distava cinco anos? E como fazê-lo sem que soasse como algo interesseiro, já que também pensava em fazer um convite para visitarmos uma pessoa que morava distante? Foram cinco intermináveis minutos até uma tomada de decisão.
Venceu o sentimento de saudosismo e o desejo de rever a amiga com quem estudara, pesquisara e trabalharanos mais variados momentos entre os cursos de Mestrado e Doutorado (ambos em diferentes universidades). Valeu a pena o telefonema, pois a percepção da alegria, da surpresa e do carinho que transpareciam na voz do outro lado da linha, ratificava a mistura de emoções e a certeza de que a amizade ainda existia.
Não bastava apenas a conversa por telefone, o que se confirmou ao reencontrar àquela baixinha, magrinha, mas cuja capacidade intelectual e cuja habilidade se confirmavam nos mais variados momentos; também ao vê-la dirigir segura e serena – ao longo dos seus quase 70 anos – por ruas desconhecidas à medida que nos afastávamos dos lugares corriqueiros. O carro prata deslizava nos diferentes pontos de São Paulo, enquanto a conversa girava em torno dos mais diversos assuntos.
Uma parada estratégica para confirmar o caminho e a viagem prosseguiu até a casa de uma conhecida que há tempo não víamos. Foi um encontro memorável e, assim, numa tarde de um sábado cinzento e frio, transbordou calor humano, fazendo com que um sol pessoal aquecesse aquelas poucas horas juntas, incluindo o tempo de espera por mais um amigo comum entre todas.
No retorno, uma nova parada para um lanche que demonstrasse o caráter festivo paulistano: comer pizza e tomar refrigerante. Assim, um sábado comum concluiu-se numa confraternização, comprovando que o tempo e a distância não são capazes de desfazer a alegria, a satisfação e o carinho ao reencontrar velhos amigos ou amigas.

Regina da Luz Vieira (Regiluz)

Um comentário:

  1. E às vezes a gente fica na dúvida se liga pra pessoa ou não... Impressionante este seu encontro! Boas amizades!

    ResponderExcluir