sábado, 29 de outubro de 2022

Livros

 

Descobrir e viajar no conteúdo dos livros é sempre fascinante seja uma obra de ficção ou não ficção. Os livros atraem desde sempre. Folheá-los, lê-los ou escrevê-los são aspectos que movem aqueles que buscam sabedoria, conhecimento, aventura ou apenas um momento de lazer. 

Neste mês em que se comemora o Dia Nacional do Livro a fascinação por esta obra de arte se fez presente de diversos modos: editoras e livrarias utilizaram bônus, descontos especiais etc. para incentivar públicos-alvo de diversas faixas etárias e categorias. Vivemos na era digital e o os e-books tornaram-se uma fonte de consumo para leitores adultos e jovens.

Fonte: Google

No entanto, o livro impresso não perdeu seu fascínio; prova disso, são as inúmeras livrarias que, mesmo diante da crise econômica se mantêm com as portas abertas. Também as bancas de jornais atestam o interesse pelo livro impresso, ao colocarem em exposição e à venda os mais variados títulos para deleite de livreiros, editores, escritores e, lógico, leitores que preferem folhear as páginas da obra que desejam consumir.

Outra prova são as estantes virtuais onde a compra de livro impresso via internet cresceu exponencialmente a partir da pandemia e, se mantém em alta. 

Através das páginas de um romance, conto, poesia ou crônicas o leitor se permite adentrar mundos desconhecidos, conhecer culturas e paisagens mundo afora. Há ainda os livros acadêmicos e paradidáticos, cujas páginas estão carregadas de descobertas e atualizações para profissionais de diversas áreas e estudantes dos mais variados cursos.

É, justo, portanto, lembrar deste ilustre fornecedor de conhecimento, sonhos e ideais neste mês no qual se comemora não só o Dia nacional do Livro, mas também da poesia e do escritor de todos os tempos: Carlos Drummond de Andrade!

Regina Maria da Luz Vieira (RegiLuzVieira)

Nenhum comentário:

Postar um comentário