quarta-feira, 23 de junho de 2021

Buscar Luz nas sombras

Buscar luz nas sombras é quase uma tarefa insana no cotidiano de nuvens escuras que encobrem a humanidade desde o fim de 2019. Nuvens espessas que se ampliaram em 2020 e, no caso do Brasil, transformaram-se em tempestade devastadora neste 1º semestre de 2021, quando se pensa na ceifa de mais de 500 mil vidas gerada pelo vírus da Covid-19.


Ainda assim é possível ver a luz entre as sombras e nuvens escuras, pesadas, pois os grandes ou pequenos atos de solidariedade, ética, amor se espalham em várias direções e de diversos modos. Um exemplo: garis de Ancara (Turquia) constituíram uma biblioteca comunitária trilíngue com livros acadêmicos, didáticos, paradidáticos,  literários, recolhidos do lixo. Mas não é preciso ir tão longe.

Foto: Google
Mas não é necessário ir tão longe para se encontrar pequenos fachos de luz.  Lembram-se da estudante-professora de 12 anos, no interior do Maranhão. que fez uma pequena escola de alfabetização com material reciclável, incluindo livros e cadernos? Além disso, neste período pandêmico que se arrasta pelo país há grupos e pequenas organizações de ajuda humanitária se proliferando dentro e fora dos grandes centros urbanos. Em comunidades, vilarejos, favelas; no entanto, “há mais barulho de uma árvore que cai do que uma floresta que cresce”.

Pequenas e grandes ações que incluem gestos éticos e solidários se fazem presente e transformam não apenas a vida do beneficiado como também de quem proporcionou tais ações, respingando no mundo atual cada vez mais necessitado de quem faz o bem sem olhar a quem. E, muitas vezes, este bem é oferecer um sorriso, ainda que se esteja de máscara, pois o sorriso ilumina a face, como uma janela para alma. 

Dar bom dia ao varredor de rua; auxiliar um idoso ou um deficiente visual a atravessar a rua, comprar um litro de leite para um catador de papelão. Enfim coisas mínimas, mas que nestes tempos sombrios aquecem o coração e o dia  de tantos que se sentem desesperançados, quase descrentes de que o presente pode ser melhor do que parece.

Regina Maria da Luz Vieira (RegiLuzVieira)

10 comentários:

  1. Muito bom. Aqui em moema trm uns projetos legais e acabo de saber que um conhecido meu propos aos amigos doarem cestas basicas ao projeto gerando falcoes marcando seu 48 aniversario...eh o mesmo cara para quem doamos o acordeon da mae do simao e que,como agradecimento fez uma doacao para a sinagoga! Boa noite.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De fato doação gera reciprocidade! E pequenas ou grandes ações se multuplicam, criando uma rede cujis braços podem se oerder de vista!

      Excluir
  2. Sol ou chuva, frio ou calor, não importa, todo tempo é tempo de se doar e ser solidário, isso faz feliz o doador e o recebedor! 👍👏😃

    ResponderExcluir
  3. É preciso que tenhamos fé e sempre agradecer pois Deus nos envia pessoas com bom coração dispostas a amar e ajudar o próximo nas suas dificuldades espirituais e temporais, tempos difíceis exigem de todos nós mais amor e solidariedade 🙏🙏

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nos precisamos ser esres colabiradores e disseminadores do bem em frentes diversuficadas neste mundi soludário, mas que ainda falta muito oara ser realmente fraterno.

      Excluir
  4. Texto maravilhoso, reflexo fiel do nosso momento atual. Gostei muito! Parabéns Regina!

    ResponderExcluir
  5. Sim, o proprio titulo do seu texto ja diz tudo em poucas palavras divulgando o belo nas acoes altruistas.

    ResponderExcluir
  6. A Luz é o caminho para uma vida melhor
    Ajudar e Respeitar o próximo nos transforma em pessoas melhores.

    ResponderExcluir