segunda-feira, 25 de novembro de 2019

Emoções


Misto de dor, orgulho, conquista e prazer é o que transparece na voz de um pai humilde e sofrido no um Brasil que o Brasil não conhece. Olhos que sangram  por meio de lágrimas de uma personagem do mundo real quando afirma convicta que o prêmio de R$300,00 – recebido pelo segundo lugar no concurso literário local – será utilizado para a aquisição do material escolar de seus irmãos menores.
A poesia foi o caminho encontrado para expor as agruras enfrentadas diariamente por sua família, de modo especial pelos seus pais que sequer ganham um salário mínimo a fim de sustentar com dignidade (vocábulo que o pai desconhece) a própria família.
Esta adolescente franzina revela seu maior sonho e desejo: “retirar meus pais da maré” (local em que o esgoto corre a céu aberto e chega ao mangue onde os pescadores obtêm seu sustento). Ao dizer isto para o repórter que a entrevista as lágrimas saltam dos olhos e a voz embarga num misto de emoção e muita dor reprimida.
Foto Google
Nesta história real há uma grande ironia: a jovem de trancas e braços finos vive numa cidade declarada como patrimônio cultural da Humanidade é esquecida pelo Brasil. Ali o esgoto corre a céu aberto, percorre ruas e vielas de chão batido, pois não existe qualquer pavimentação. Mas a esperança se faz presente e o desejo de estudar, aprender e mudar é mais forte do que todas as inexistências do município...

Regina Maria da Luz Vieira (RegiluzVieira)

Nenhum comentário:

Postar um comentário