domingo, 14 de outubro de 2018

Comemorar, celebrar, festejar

É sempre possível comemorar seja o aniversário ou casamento de um amigo ou conhecido; o nascimento de uma criança (filho, filha, sobrinhos, netos etc) ou um fato: aprovação no Vestibular, formaturas, fim de teses, obtenção de um novo cargo ou um novo emprego, enfim celebrar, festejar são partes constantes na vida de todo ser humano. Afinal a vida pulsa momento por momento, independente do querer de cada pessoa.
Fonte: Imagens bolos festivos Google
"Alegrar-se com quem se alegra", este é um ensinamento bíblico e que faz bem ao coração, principalmente, quando se tem poucos motivos para festejar e o fato de se alegrar com a alegria do outro pode contribuir para uma mudança interna e tornar a pessoa mais sensível às pequenas alegrias como uma flor que nasce em meio a lugares ou tempos insólitos, mudanças e quebras de paradigmas capazes de fazer reformularem os próprios pontos de vista sobre determinada situação.
Celebrar seja a vida recém-chegada ou as bodas de alguém são momentos específicos e marcantes para o grupo que se reúne e participa de data tão especial, fazendo memória de um tempo novo na vida daquele (s) ou daquela(s) que é o centro das atenções num dia específico. Quando se vivencia estas datas especiais a vida ganha novo sentido, o sol parece mais brilhante, a noite - ainda que fria -  se aquece em meio ao calor e alegria humana que transborda entre os participantes. Há, enfim, um colorido novo, vivo, e que leva-nos a dizer: este foi um feito especial, feliz, sublime, alegre. Viva a vida que explode de mil modos.

Regina Maria da Luz Vieira (RegiluzVieira)


2 comentários:

  1. Um ponto importante nos ensinos bíblicos que você menciona no segundo parágrafo : alegrar-se com quem se alegra é realmente mais profundo e forte do que chorar com os que choram. Mas o importante mesmo é participar da vida do outro seja nos momentos em que se apresente, pois isto é o entendimento da palavra compaixão e amor ao próximo. Parabéns pelo texto Regina.

    ResponderExcluir