segunda-feira, 4 de dezembro de 2017

Tristes dados sobre o país

Entre os países para os quais existem dados disponíveis, o Brasil é o que mais concentra renda no 1% mais rico, sustentando o 3º pior índice de Gini na América Latina e Caribe (atrás somente da Colômbia e de Honduras).

Segundo o Relatório de Desenvolvimento Humano do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) o Brasil é o 10º país mais desigual do mundo, num ranking de mais de 140 países.

Fonte: Relatório anual da Oxfam Brasil - 2017: “A distância que nos une”

O índice de Gini – criado pelo matemático italiano Conrado Gini, é um instrumento para medir o grau de concentração de renda em determinado grupo. Aponta a diferença entre os rendimentos dos mais pobres e dos mais ricos. Numericamente, varia de zero a um (alguns apresentam de zero a cem).
Situações como estas só se modificam a partir de políticas públicas mais igualitárias e inclusivas. Cabe a nós eleitores considerarmos não o interesse pessoal na hora de votar, mas o interesse coletivo porque público significa de todos e não apenas de alguns.

Precisamos ter clareza do nosso direito e dever de cobrar, exigir dos nossos governantes que demonstrem claramente de que maneira e onde estão sendo aplicados nossos impostos.

Regina Maria da Luz Vieira (RegiluzVieira)

Nenhum comentário:

Postar um comentário