segunda-feira, 11 de setembro de 2017

Vida, Luz e Esperança

Atentado no World Trade Center:Fato sempre lembrado, nunca esquecido. Hoje exatamente completam-se 16 anos. Imagens que se repetem nas emissoras de TV  como memes guardados na memória humana; algo que parecia irreal, quase impossível naquela ocasião (2000). Este, talvez tenha sido um dos primeiros grandes atos terrorismo contra um país considerado intocável; ato este que em sua esteira gerou muitos outros para além da nação norte-americana, estendendo-se para diversos países da Europa.
O "Tribute in Light" é um tributo à memória das vítimas do 11 de Setembro de 2001, em Nova Iorque. Os dois pilares azuis de luz representam as Torres Gémeas, destruídas no atentado.
Fonte: 
http://sicnoticias.sapo.pt/mundo/2017-09-11-Ja-passaram-16-anos-desde-o-11-de-Setembro
Em 2000 era um fato isolado na América do Norte e difícil de ser assimilado; estudantes universitários em cidades do interior ficaram pasmos e seus professores sem palavras. Temia-se uma Terceira Guerra Mundial, a ser declarada pelo Governo dos Estados Unidos, o que não se concretizou..Porém, muitas outras pequenas e grandes guerras continuam em curso; a tensão cresce cotidianamente distribuída em multifocos, prontos a explodir ao mínimo estopim.
Mesmo assim, o próprio local do atentado americano ao longo desses anos tornou-se símbolo da vida e do renascimento de uma cidade atingida de forma inesperada e muito dura. A construção de um monumento às vítimas, assim como de um museu e prédio de escritórios substituindo as torres gêmeas derrubadas por aviões camicazes comprovam que a Vida sempre vence a Morte. E também demonstra que a humanidade ferida, se esforça para não ser vencida pela insanidade, buscando manter o fio de esperança presente entre os povos mais atingidos por ataques desumanos.
Há os que insistem que para superar situação tão abominável é importante entender cada vez mais profundamente o dom da vida, onde quer que seja.Ventos fortes de Esperança ou pequenas rajadas demonstram que salvaguardar a paz e a vida continua a ser propósito de muitos para que o futuro da Humanidade possa ser bem melhor do que o presente ou o passado, num equilíbrio entre treva e luz, esperança e desesperança, amor e ódio dualidades sempre presentes como expectativa da própria vida.

Regina Maria da Luz Vieira (RegiluzVieira) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário