sexta-feira, 18 de agosto de 2017

Homenagem

Hoje comemoramos 30 anos da morte do meu escritor predileto: Carlos Drummond de Andrade, mais do que predileto, pois ainda estagiária no Curso de Jornalismo tive o privilégio de entrevistá-lo, num período em que ele não era afeito a receber estudantes, em seu apartamento, em Copacabana (RJ). Entrevista esta que impulsionou-me a superar todo e qualquer obstáculo para tornar-me jornalista não apenas em teoria, mas na prática, trabalhando em jornais diários na região metropolitana do Rio de Janeiro, pequenas revistas de turismo e outros veículos impresso de pequeno e médio porte. Profissão que ainda hoje me fascina, mas sem o glamour dos anos 70 e 80.
Por isso, a morte de Drummond foi o primeiro choque violento em minha vida de jovem profissional da Comunicação, em 18 de agoto de 1987, apenas 12 dias após a morte de sua filha única, a cronista Julieta Maria de Andrade que falecera de câncer.  Ainda estava deglutindo a morte daquela q fora minha ponte para chegar ao escritor, ao ter conhecimento de sua morte. Na época era uma jornalista na cidade em que nasci e passei o dia acompanhando o noticiário para escrever uma matéria especial e, ao mesmo tempo para elaborar um texto pessoal, a fim de expressar minhas emoções.
Afinal, morrera um dos maiores expoentes da literatura brasileira e dentre os vários títulos, um dos que mais me atrai ainda é "De Notícias e Não- Notícias faz-se a crônica",  talvez porque ali o autor transmite ao leitor ( ou pelo menos para mim como leitora) uma concepção da realidade tanto de modo subjetivo, quanto psicológica e física, percebida pelos sentidos em função dos vários textos contidos  nas 200 páginas da sexta edição, publicada pela Editora Record em 1993, pós-morte do escritor, reunindo histórias inicialmente publicadas no chamado Caderno B, do então Jornal do Brasil, no RJ.
Saudades do Drummond!!!

Como parte das homenagens ao poeta, escritor, jornalista, a editora Companhia das Letras lança em outubro - Drummond nasceu em 31 de outubro de 1902 - o livro Uma Forma de Saudade – Páginas de Diário, material herdado e reunido pelo neto Pedro Drummond. 


http://cultura.estadao.com.br/blogs/babel/diarios-de-carlos-drummond-de-andrade-serao-publicados-30-anos-depois-da-morte-do-poeta/



                                                       Regina Maria da Luz Vieira (RegiluzVieira)







Nenhum comentário:

Postar um comentário