sexta-feira, 30 de dezembro de 2016

Necessidade de mudança

Estamos chegando ao fim de mais um ano e este foi muito turbulento em todos os aspectos: tanto pessoal como coletivo. Um ano em que ocorreram muitas perdas, sobretudo, de pessoas muito próximas e cujas vidas marcaram a nossa. A balança pesa mais negativamente, mas não se pode deixar de lado o esforço para alterá-la.
Nada é permanente e para quem acredita que Deus existe e é Amor, inclusive as perdas podem se transformar em ganhos. Só depende da maneira de encará-las, pois servem como desapego, crescimento e amadurecimento.

A vida se renova e tem seu ciclo: nascimento, crescimento, amadurecimento e morte. É um ciclo, mas a morte também é um novo começo, pois implica para quem continua neste mundo, buscar uma nova maneira de conviver com a falta de quem se foi, sendo solidário com todos ao redor, mesmo quando isto parece quase inútil; em geral não é!
Porém, 2016 trouxe alguns poucos ganhos: coletivamente, as pessoas aprenderam a se solidarizar mais com aqueles que estão em estado permanente de penúria em função de guerras fratricidas, catástrofes naturais e dificuldades financeiras ou econômicas geradas por ganância, falta de ética na administração dos bens públicos etc.
Todas estas questões levaram também à desumanização por meio de atitudes de selvageria e inércia como aquela que pôde ser presenciada pela TV contra um indivíduo que ousou exercer sua humanidade, defendendo o mais fraco.
Situação como esta de selvageria faz com que a Esperança que costuma estar no ar nesta época do ano quase desapareça. Ao mesmo tempo, gera o desejo de um um mundo melhor: mais fraterno, igual e solidário para todos.
Um mundo em que o homofobismo e o preconceito não tenham vez, um mundo em que não se caluniem sequer no pensamento o mais próximo, fazendo deduções a respeito daquilo que não se pôde comprovar. Julgamentos e calúnias que geram danos quase irreversíveis sobre aquele que as recebe.
Diante disso, façamos com que o novo Ano que se aproxima seja diferente e isso só acontecerá se houver uma disposição e uma mudança interna capaz de alterar o modo de pensar e agir tanto individual quanto coletivamente. Só desta forma é possível desejar um Feliz 2017, fazendo renascer a Esperança.

Regina Maria da Luz Vieira (RegiluzVieira)

Nenhum comentário:

Postar um comentário