sábado, 15 de junho de 2013

Sem perder o equilíbrio

Diante de tanta violência dentro e fora do país, de modo especial os últimos acontecimentos veiculados em todas as mídias sobre protestos, tumultos em São Paulo, no Rio de Janeiro, guerra no Pasquistão, manifestações na Tunísia e repressões violentas por parte de policiais etc. só contribuem para que cresçam nas mentes e nos corações o medo, a desesperança, a sensação de que tudo está perdido. Estes sentimentos adquirem uma força maior do que merecem e não sem razão, pois é quase impossível afastá-los da mente. No entanto, deixar-se levar por eles é no mínimo um "desperdício da vida" como nos lembra Drumond.
As palavras do escritor fizeram-me compreender que "lutar  pelo melhor" - como ele disse - bem como "acreditar no melhor" contribuem para fazer a vida valer a pena. É manter a luz no fim do túnel, sem perder o equilíbrio e, ao mesmo tempo, indignar-se diante de absurdos como vimos ao longo deste último período, mas é também buscar caminhos que contribuam para uma sociedade justa e equilibrada.
Regina Maria da Luz Vieira (Regiluz)

Eis abaixo o que diz Drummond sobre a vida e também sobre se desejar o melhor:
A cada dia que vivo, mais me convenço de que o desperdício da vida está no amor que não damos, nas forças que não usamos, na prudência egoísta que nada arrisca e que, esquivando-nos do sofrimento, perdemos também a felicidade.
.....
Mas se desejarmos fortemente o melhor e, principalmente, lutarmos pelo melhor... O melhor vai se instalar em nossa vida. Porque sou do tamanho daquilo que vejo, e não do tamanho da minha altura.
Carlos Drummond de Andrade

2 comentários:

  1. Concordo com você Regina, precisamos de esperança mas sem perder o equilíbrio.

    Djailton Carvalho

    ResponderExcluir
  2. Oi Regina. Palavras assim de incentivos são sempre bem-vindas para que possamos despertar
    e fazer nossa parte para uma sociedade mais justa.

    ResponderExcluir