quinta-feira, 4 de abril de 2013

Viver a vida

Parece uma redundância, mas o fato é que, muitas vezes, passamos pela vida sem vivê-la de fato. Dei-me conta disso ao perceber o impacto que sempre sofro quando encontro ou, simplesmente, vejo alguém com limites físicos. Nesse momento, percebo o muito que tenho a agradecer e nada a reclamar ou murumurar.
Essas pessoas não sabem, mas só a presença delas me ensina muito, sobretudo, ensina-me a entender sempre mais o quanto a vida é um dom gratuito e, portanto, mesmo se me sinto em débito com o mundo, devo agradecer essa preciosa gratuidade divina que me foi dada.
Já algum tempo, percebi que o limite do outro faz-me ver o mundo, a vida como uma generosidade particular e que, justamente por isso, não é necessário se deixar abater pelas dificuldades e contrariedades que se apresentam ao longo de um dia no ambiente de trabalho, estudo ou mesmo numa convivência mais social. Por que se deixar abater com coisas mínimas (ainda que sérias e importantes) quando recebi tanto da vida nos mais variados aspectos? E como resposta a essa pergunta observo as pessoas que, mesmo com limites físicos, muitas vezes estão sorridentes e se esforçam para obter da vida o melhor que ela pode oferecer. E, diante disso, comecei a esforçar-me por viver a vida de forma mais tranquila, olhando a própria natureza que está sempre ao alcance do centro de visão e percepção, seja num dia ensolarado ou chuvoso,  com a mesma magnitude de sua criação. Desse modo, tornei-me mais grata por poder respirar, andar, falar, escrever, ver, ler, pensar, comer, conversar e estar atenta para ajudar no momento presente do meu dia àquele que passa ao meu lado ou junto a mim. Ou simplesmente: viver a vida dentro do ônibus, no carro, o metrô, na sala de aula ou em frente ao computador, mas viver de fato
...

Regina Maria da Luz Vieira (Regiluz)

Um comentário:

  1. Oi Regina. Sim também admiro muito pessoas que, mesmo tendo limites conseguem extrair o melhor da vida. Elas são especiais.
    bjs
    Elisabeth Pinto

    ResponderExcluir