domingo, 20 de maio de 2012

Dia Mundial das Comunicações

Cidadania, fraternidade, bem comum, respeito, amor, comunicação. Palavras muito presentes mo vocabulário de todos que se interessam por construir uma sociedade mais justa, mais humana e dentro de uma visão de sustentabilidade, igualdade e responsabilidade social.
Hoje, Dia Mundial das Comunicações, acredito ser um momento oportuno para questionar-nos se, com nossa forma de comunicar nas diversas mídias, colaboramos de fato  para a construção dessa sociedade nova que todos anseiam e muitos se esforçam para que se concretize, mesmo se não sabem como!
Penso que o saldo é positivo, mas ainda há muito a ser feito para que nós comunicadores busquemos transmitir não apenas os fatos que são notícias negativamente, mas sobretudo, aqueles que podem dar alento e criar expectativas positivas e que também são notícias.
Um exemplo: cristãos e não cristãos, que em zonas de conflito, correm o risco de perderem a prórpia vida para ajudarem quem precisa como os Médicos Sem Fronteiras, Cruz Vermelha e tantas outras ONGs, mas que só aparecem nos veículos de grande circulação ou de grande audiência em períodos de catástrofes.
Porém, diariamente, essa e outras instituições dão a vida para salvar vidas que muitas vezes já nem têm como sobreviver... Mas a esperança sempre moveu o mundo e nessse Dia Mundial das Comunicações espero que seja um motivo a mais para nos fazer avaliar a prórpia caminhada....É oportuno ainda lembrarmo-nos de jornalistas que, ultimamente, perderam a vida tentando relatar com seriedade e certa isenção conflitos nos mais variados países, em especial, na região dos países árabes.

 
Regina Maria da Luz Vieira (Regiluz)

Nenhum comentário:

Postar um comentário