sábado, 10 de setembro de 2011

Dor, esperança e memória

Dor e esperanças são sentimentos presentes na memória de todos que vivenciaram pessoalmente ou pela TV o 11 de setembro de 2001. Muito se fala, se escreve e se revive as imagens daquele dia em que o mundo parou para ver o ataque às torres gêmeas norte-americanas. De fato, como diz o slogan ouvido diversas vezes numa emissora de TV em nosso país: "o mundo nunca mais será o mesmo".
Mas é importante relembrar também o depoimento de um dos sobreviventes destacando que, mesmo em meio ao caos, as pessoas que desciam as escadas das torres gêmeas procuravam ajudar-se e isso foi impressionante numa cidade em que o corre-corre torna todos anônimos e individualistas.
Portanto, de fato o mundo nunca mais será o mesmo pq, além do vazio deixado pela destruição das torres que constituíam o marco zero há ainda a lembrança da solidariedade que emerge nas horas de tragédias.    .
Um outro ponto: 10 anos depois a inaguração do memorial às vítimas desse ataque cria uma outra paisagem, transformando um local inicialmente comercial, turístico e depois desolador num lugar sagrado, de reverência aos mortos e de respeito à natureza com árvores e cascatas circundando as placas de bronze que ali foram colocadas com os nomes dos três mil mortos.

Regina da Luz Vieira (Regiluz)

Nenhum comentário:

Postar um comentário