sábado, 30 de abril de 2011

As pequenas coisas fazem diferença

O dia a dia se constitui de pequenas coisas alegres, tristes, preocupantes, e que às vezes parecem absurdas, sem sentido. Porém, o modo como as encaramos é que dão o tom do momento e ao fim de mais uma jornada é possível sempre afirmar: ainda resta esperança!
O mundo, os lugares, as pessoas podem melhorar e, no caso do sistema de saúde no país também. No setor público isso se faz necessário em todos os aspectos; na parte privada faz-se necessário humanizar e preparar melhor aqueles que atuarão diretamente com os pacientes e os seus acompanhantes.
É urgente levar as instituições hospitalares a perceberem que não basta bons alojamentos (ninguém está ali para passar uma temporada de veraneio) é mais importante treinar todos que trabalham nesses locais para agirem de forma mais humanizante. Não basta só eficiência porque ninguém é robô ou máquina.
Atitudes condizentes com um espaço hospitalar onde o barulho em excesso, assim como o falatório e as risadas podem ser mais contidos, colaborando para um ambiente tranquilo e que de fato contribua para recuperar o paciente, oferecendo o mínimo de alívio também para quem o acompanha.
Mas o ser humano sempre pode modificar-se para melhor e como as instituições hospitalares constituem-se de pessoas é possível afirmar: as pequenas coisas, incluindo atitudes, sempre podem fazer a diferença positivamente.

Regina Maria da Luz Vieira (Regiluz) 

Um comentário:

  1. "A vida é o filme que você vê através dos seus próprios olhos. Faz pouca diferença o que está acontecendo. É como você percebe que conta!" Denis Waitley
    Postei este pensamento hoje em meu facebook, acho que vem bem a calhar com o que escreveu e passa. só que passa por esta experiência é que pode observar isto que escreveu, mas dar graças a Deus por estar confortável, num quarto particular , já um grande progresso num país de "macas em corredores de hospital". Não com isto devemos nos calar, mas se posicionar de maneira firme e pragmática pra alcançar os objetivos e mostrar aos envolvidos, quem somos nós!Beijos Lenira

    ResponderExcluir