sábado, 1 de junho de 2024

Contraste


 Violência, catástrofes naturais, desastres ambientais se multiplicam em âmbito planetário, assim como altruísmo e solidariedade também crescem em proporções semelhantes. No entanto, aspectos positivos não geram alarde; afinal a árvore que cai faz barulho, enquanto a semente que germina e se torna árvore o faz de modo silencioso, mas gera sombra e frescor numa área muito mais ampla.

Afinal, uma imagem diz mais que mil palavras e a repetição e mimetização de determinadas imagens incutem a sensação de desesperança, dor e tristeza E isto gera situação contagiante negativamente; mas o ser humano traz em si a capacidade natural de altruísmo e generosidade. Desta maneira situações negativas acabam por gerar união em busca de soluções e contribuições para reconstruir a Vida no sentido pleno desta palavra.

Foto da autora

Junho chega com o clima de solidariedade diante do  frio intenso que se estende por várias cidades no país, lembrando que onde há sombra também existe luz, mesmo que fraca. Ou seja a esperança se faz viva, intensa, presente, aquecendo mente e coração de quem perdeu tudo, mas mantém o desejo e a confiança de que recomeçar é sempre possível.

Regina da Luz Vieira (RegiLuzVieira)